União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

Contos com pintura

Alunos das Escolas Básicas da Freguesia tornam-se artistas.

A União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde promoveu uma dinâmica de leitura, nos dias 29 e 30 de maio, nas instalações do Bairro Senhora da Saúde, com o objetivo de despertar o sentido artístico aos alunos de duas escolas.

 

Foi a arte, mais especificamente a pintura, que reuniu durante os dias 29 e 30 de maio,no edifício da Senhora da Saúde da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, vários alunos das escolas daquela área. Alunos dos quatro anos da Escola EB1 do Chafariz d’El Rei e do segundo ano da do Bairro da Câmara foram ver a exposição do Coletivo de Pintura.

Mais uma vez este órgão do Poder Local abriu as portas duma das suas instalações às crianças do concelho. Rui Melgão foi o anfitrião que, qual cicerone, foi mostrando a exposição e explicou as diferentes técnicas de pintura. Como sempre as almofadas já estavam preparadas para a assistência ficar mais perto do contador de histórias. O Pássaro – personagem principal da história “O Pintor e o Pássaro” de Max Velthuijs – morava num quadro do qual conseguiu sair para ir à procura do seu pai, tantas foram as voltas que deu que, às tantas, chegou ali, à mesma sala onde o conto era narrado e pediu ajuda à Inês – uma das crianças presentes que, prontamente, se dispôs a ajudá-lo.

Findo o conto e perante a vontade geral de ouvir mais fica registada a promessa de Rui Melgão ir à escola do Bairro da Câmara contar mais histórias. Contudo as atividades não ficaram por ali, com o objetivo de despertar a sensibilidade da infância para a arte, cada um foi desenhar o seu próprio pássaro com uma regra bem clara: não haver limitações à imaginação de cada um.  Enquanto uns pintavam outros liam, nos entretantos puzzles eram completados por mais algumas crianças que com outros olhos, mais despertos, quiseram ir ver outra vez os quadros ainda em exposição. Ainda em exposição porque a próxima já está agendada e será com as pinturas dos pássaros que ali pintaram.

Na União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde o narrar uma história é uma arte ao serviço das populações. Aproxima-as dos órgãos que as representam. Abrem as portas de locais que, muitas das vezes, são vistos como serviços meramente administrativos. O Conto é uma arma mas daquelas que aproxima instituições, que quebra muros tão invisíveis como reais. Um dos objetivos primeiros destas iniciativas é fazer saber que a política serve para aproximar, para criar espaços de encontro.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*