União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

O Bairro do Bacelo esteve em festa

Com organização da Associação de Idosos e Reformados do Bacelo (AIRB) e o apoio da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde e da Câmara municipal de Évora, realizaram-se no sábado, dia 9 de Julho, as Festas Populares do Bairro do Bacelo.
 
As Festas Populares do Bairro do Bacelo marcaram o seu início pelas 12 horas com um convívio aberto a toda a população na sede da Associação de Idosos e Reformados do Bacelo e, mais tarde, pelas 15 horas, teve lugar na sede da Junta de Freguesia do Bacelo o Encontro de Poetas Populares.
 
A sala do edifício da Junta estava repleta de assistência para ouvir os poetas populares naquela que é já a quarta edição desta iniciativa. Gertrudes Pastor, a presidente da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, abriu a sessão sublinhando que aquele evento faz parte das boas tradições organizadas por aquela autarquia. O mote desta edição do Encontro: “A lei da Constituição / Ilumina a autarquia / Ilumina toda a Nação / à luz da Democracia”, é da autoria de Feliciano Figueiras e está relacionado com o 40.º aniversário da Constituição da República Portuguesa e foi a própria presidente da União das Freguesias que iniciou a sessão lendo as décimas do poeta popular Joaquim Lúcio Gavião que não pode comparecer. De seguida, mais de uma dezena de poetas populares declamaram os seus poemas tarde dentro.
 
Este programa comemorativo organizado pela Associação de Idosos e Reformados do Bacelo continuou na sua sede, pelas 17 horas, com as atuações do Grupo Coral da Associação de Solidariedade Social de Professores e, uma hora mais tarde, dos Cantares da associação organizadora. Já às 19 horas a Associação Raiz Flamenca de Évora dinamizou danças flamencas no Polidesportivo do Bairro do Bacelo que também recebeu, às 20 horas, uma demonstração de Karate. No mesmo local, Eduardo Santos e o acordeonista Isidro Lobo animaram a noite, num baile que marcou o encerramento daquele programa organizado e preenchido com várias iniciativas promovidos pelo Movimento Associativo com os apoios da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde e da Câmara Municipal de Évora.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*