União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

Vozes de Abril

Depois da segunda edição das Vozes de Abril que de 18 a 23 de Abril animaram o centro e a periferia da Cidade, a Associação de Moradores da Torregela recebeu a reunião de balanço desta iniciativa no dia 15 de Maio.

Sob organização da  Câmara Municipal de Évora e das Uniões das Freguesias de Évora (Centro Histórico), de Malagueira e Horta das Figueiras e de Bacelo e Senhora da Saúde os concertos das Vozes de Abril compreenderam a atuação de 15 grupos corais e instrumentais do concelho de Évora, que agruparam mais de 160 cantores e músicos em mais de 30 mini concertos surpresa no centro e periferia da Cidade. Estes “mini-concertos” fizeram-se sem qualquer anúncio e decorreram em locais onde normalmente não há música ao vivo, como locais de trabalho, lugares de passagem, de chegada e de partida. Não obstante, no dia 23 de Abril, todos os participantes atuaram junto à Sé, no largo Marquês de Marialva entoando perante centenas de pessoas na assistência a “Grândola” e a “Confederação”.

Como é hábito, a Câmara e Uniões das Freguesias envolvidas quiseram ouvir as opiniões dos participantes de forma a tornar esta iniciativa cada vez melhor. Neste sentido, vários cantadores e cantadoras dos grupos intervenientes alertaram para que as Vozes de Abril tenham uma preparação ainda mais atempada e falaram da satisfação que tiveram em atuar nos lugares mais inesperados, sendo praticamente unânime o sucesso da atuação final no largo da Sé a 23 de Abril.

Aproveitando todas as críticas esta iniciativa salda-se com um balanço muito positivo pela participação dos grupos em muitos pequenos concertos que decorreram em muitos locais onde a colaboração da Trevo terá potenciado mais ainda o sucesso desta iniciativa que, apesar do pequeno formato em que se realiza, tem uma grande eficácia por força do envolvimento e entusiasmo do Movimento Associativo.

Participaram nas Vozes de Abril os grupos corais Vozes do Alentejo, da Associação de Idosos e Reformados Bacelo, da Associação de Reformados Pensionistas e Idosos da Freguesia da Horta das Figueiras, da Sociedade Recreativa e Dramática Eborense, da Associação de Humanidade e Respeito pelos Idosos de Évora, do Grupo Cantares de Évora e ainda das Vozes do Imaginário, Estrelas da ARIFM, Grupo Pastores do Alentejo, Tuna da Universidade Sénior de Évora, Grupo Coral e Instrumental Vozes de Canaviais, Grupo do Centro de Convívio da CME, Coro Polifónico Eborae Música, Cantadeiras da Senhora da Saúde, Cantadeiras de S. Miguel e Cantadores “Os Marchantes”.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*