União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

Editorial

Uma das conquistas mais significativas alcançadas com o 25 de Abril de 1974 foi o Poder Local Democrático. Desde 1976 que as juntas de freguesia, no exercício do seu poder de proximidade, desempenham um papel insubstituível, constituindo-se como pólos de desenvolvimento local.

A reogarnização administrativa do território nacional que levou à agregação de freguesias da qual resultou a União de Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde não resultou do pulsar da vida democrática da anterior organização mas, antes, da vontade política de atentar contra a proximidade entre eleitos e eleitores e a participação ativa dos cidadãos.

Da nossa parte, trabalhamos no sentido de reduzir esses efeitos e fazer respeitar a identidade de cada uma das parcelas que constituem o território da atual freguesia, mantendo em funcionamento os respetivos edifícios das anteriores juntas, promovendo encontros abertos com as populações e as suas associações visando a sua participação na tomada das decisões estratégicas para a freguesia.

Estamos certos que juntos, eleitos na Assembleia e Junta das Freguesias, cidadãos e movimento associativo, em cooperação com outros responsáveis, trabalharemos no sentido da defesa de serviços públicos de qualidade e da requalificação do espaço público de forma a proporcionar a oferta de equipamentos urbanos que satisfaçam as justas aspirações a uma vida digna, num ambiente saudável e sustentável.

Gertrudes Pastor
Presidente da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde