União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

Eleitos da Câmara e da Junta visitaram a freguesia do Bacelo em mais um Pelos Caminhos do Concelho

A iniciativa Pelos Caminhos do Concelho – Ao Encontro das Populações decorreu este sábado dia 23 de maio. Percorreu a freguesia do Bacelo, começando pouco depois das 9.00h no largo do edifício desta Junta. Os eleitos com pelouro da Câmara de Évora e os da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde visitaram várias instituições daquela freguesia e travaram contacto com a população.

O Centro Social e Paroquial N.ª Sr.ª de Fátima, a Associação de Idosos e Reformados do Bacelo, o Centro de Respostas Integradas de Évora e o Clube de Futebol Eborense foram visitados pelas equipas do município e da União das Freguesias. As preocupações destas instituições, dos seus dirigentes, utentes e sócios foram ouvidas e deu-se a conhecer o seu trabalho, intervenção e importância no concelho.

Limpeza do espaço público, questões relacionadas com o acesso à habitação, circulação nas vias públicas, incumprimento por parte de empresas de construção que prejudicam a vida das comunidades, iluminação e demais assuntos foram abordados pela população que, na presença dos eleitos nos mais diversos espaços, colocaram variadíssimas questões.

“Só vendo é que nos conseguimos aperceber destas questões e por isso sugerimos este percurso para que os eleitos do Município possam ver e perceber, para que possam resolver”, afirmava a presidente daquela União das Freguesias, Gertrudes Pastor, aos populares no Bairro Frei Aleixo.

Findo o percurso pela freguesia, os eleitos com pelouro da Câmara de Évora reuniram com a população no edifício do Bacelo da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde. Carlos Pinto de Sá deu a conhecer a difícil situação financeira do município e explicou as muitas dificuldades que advêm daí, das implicações decorrentes da assinatura do PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) pelo anterior executivo camarário e também das anteriores opções em relação à gestão do sistema de águas, que dá 5 milhões de euros de prejuízo por ano.

O presidente da autarquia adiantou também que a equipa que governa a câmara está aberta a ouvir toda a população, daí a existência da própria iniciativa Pelos Caminhos do Concelho.
Para o edil “esta é a única forma de governar: ouvindo as pessoas”. Todo o auditório ficou a saber que, apesar das adversidades, existem vários investimentos que vêm para o concelho, criando novos postos de trabalho e revelando que Évora é um destino atrativo para os investidores. Também as prioridades do actual executivo em relação à cultura, ou por exemplo relativas à erradicação das coberturas com amianto nas escolas, foram sublinhadas como importantes acções que a Câmara de Évora tem levado a cabo.

Poesia comemorada por todos

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*