União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

Nova peça de Arte Pública na Senhora da Saúde

O edifício da Junta de Freguesia da Senhora da Saúde tem, desde o mês de setembro, um painel de azulejos desenvolvido por duas turmas (PCA do 5.º ano e PIEF do 9.º) da Escola Básica André de Resende sob a orientação das professoras Patrícia Lucas, Rita David e Teresa Ingês.

 

Durante a inauguração do painel na passada quinta-feira, dia 28 de setembro, a professora Patrícia Lucas relevou que aqueles azulejos “contam histórias, sonhos e preocupações de alunos e professores que se organizam num conjunto de 253 azulejos que revelam a forma de ver e de sentir deste grupo”. Segundo a professora esta realização é prova da boa relação entre escola, autarqua e a própria cidade que não ficará por aqui, estando prevista a instalação de mais dois painéis que contam também com a participação artística de alunos de sete países estrangeiros ao abrigo do programa Erasmus+.

Ainda durante a inauguração desta manifestação de arte pública oferecida à Cidade estiverem ainda presentes, além dos alunos e professores diretamente envolvidos no projeto, a Presidente da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde Gertrudes Pastor, a vereadora Élia Mira e o diretor do Agrupamento de Escolas n.º 2 de Évora Fernando Farinha Martins.

Já no interior das instalações da Junta de Freguesia e antes da entrega dos diplomas aos alunos envolvidos neste projeto, Gertrudes Pastor, em nome da União das Freguesias, agradeceu a todos pelo seu envolvimento na realização daquela peça de arte pública num projeto que consegue conciliar educação e fruição do espaço público, numa experiência que tem que ser valorizada e continuada. Élia Mira, em representação do Município, valorizou o trabalho feito pelos alunos e professores, sublinhando a importância deste trabalho ter sido desenvolvido pela Escola Pública. A vereadora referiu ainda que no ano em que se comemora o 30.º aniversário da classificação de Évora pela UNESCO o património mais importante que o concelho tem são as pessoas.

Após as intervenções o marionetista Manuel Dias ofereceu um espetáculo de marionetas que fez as delícias de professores, alunos, pais e demais cidadãos presentes que quiseram participar na inauguração daquele painel de azulejos que, como se fosse uma manta de retalhos à janela, assinala o trabalho daqueles 24 alunos que pode, e deve, ser visto por todos com a certeza de que a Évora agradece.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*