União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde

“Freguesia Viva” envolve cerca de 1200 alunos

No dia 31 de março (sexta-feira) cerca de 1200 alunos oriundos das escolas dos argupamentos n.º 2 e n.º 4 apelaram às boas práticas ambientais com muita animação à mistura nos relvados dos bairros dos Álamos e das Corunheiras.

Já na sua terceira edição, a “Freguesia Viva” pela primeira vez foi dinamizada em dois locais distintos na área da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde.

No relvado do Bairro dos Álamos houve Troca de Livros, uma Exposição de Espantalhos, uma Feira de Produtos provenientes de materiais reciclados, a apresentação da campanha Rua sem Dejetos, uma exposição de trabalhos dos alunos das escolas do Agrupamento de Escolas n.º 2, o Ateliê Eco-Atitude e a distribuição de folhetos de sensibilização, ambos pelos alunos da Escola Secundária Gabriel Pereira, bem como música, fitness e aeróbica.

Já na freguesia do Bacelo assistiu-se ao hastear da Bandeira Eco-escolas, na Escola Básica Conde de Vilalva, a Marcha pelo Ambiente acompanhada pelo Grupo de Bombos dos alunos daquela escola rumou ao relvado das Corunheiras que recebeu a Apresentação da Campanha Rua Sem Dejetos, o espectáculo de marionetas “O Lixo do Sr. Bartolomeu” pelo Teatro de Marionetas Era Uma Vez, o jogo da campanha Cãovida do Canil Municipal “Cuidados com os tubarões do teu cão”, aeróbica pelo grupo de Educação Física da Escola Conde de Vilalva e a atuação do Grupo de Cantares da AIRB.

Não faltou o lanche nos dois pontos de encontro da “Freguesia Viva” onde as laranjas apanhadas nas ruas da freguesia foram usadas para fazer um delicioso sumo servido a todos os participantes.

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, Élia Mira, marcou presença nos Álamos e, segundo as suas palavras ficou satisfeita com o que viu. Teve oportunidade de felicitar a Junta da União das Freguesias, bem como a comunidade educativa pelo trabalho realizado. Gertrudes Pastor, Presidente da União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, esteve nos dois locais e sublinhou a importância do trabalho conjunto entre a Junta e os Projetos Eco-escolas dos Agrupamentos de Escolas enaltecendo o trabalho empenhado dos trabalhadores da junta que, apesar de serem poucos, não pouparam esforços para que tudo corresse bem e anunciou, ainda, que está em curso a campanha “Rua Sem Dejectos”, afirmando que as crianças são os melhores promotores da sensibilização já que podem multiplicar a mensagem por toda a família e restante comunidade, por fim, enalteceu o trabalho das associações e de todos os professores e alunos que se empenharam nas diferentes funções para que tudo funcionasse e se cumprissem os objetivos daquela iniciativa.

A “Freguesia Viva” foi organizada pela União das Freguesias de Bacelo e Senhora da Saúde, pelos Agrupamentos de Escolas n.º 2 e n.º 4 de Évora – Projeto Eco-escolas, pela Associação de Reformados e Idosos do Bacelo, Associação de Moradores do Bacelo e pela Câmara Municipal de Évora.

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*